-
Arquitetos: Cadence Architects
- Área: 724 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Shamanth Patil J
-
Fabricantes: Hansgrohe, Ananataya, Chairs & Company, Curio Casa, Fantini, Ginger house antique, Grohe, Ivory edge, Living Art Interiors, Phantom Hands, Simply Sofas, Toto, enne
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma intervenção em uma residência monoliticamente erguida em um ambiente urbano. O projeto foi incorporado a um desafiador terreno triangular com ângulos agudos em suas duas extremidades. Enquanto duas de suas bordas estão voltadas para as vias, uma edificação envolve a terceira. O lado oeste, portanto, se manifesta no ponto mais alto do terreno, cercado por calçadas e via ao longo de sua extremidade. O terreno desce gradualmente ao longo de sua borda norte no sentido oeste-leste.
Aproveitando o terreno inclinado, a construção é erguida de forma defensiva para "lutar" contra o imponente tecido urbano. Seu perfil de elevação tem um apelo semelhante ao de uma armadura, ainda mais acentuado com o grande plano revestido de aço corten que corresponde à fachada norte. Ele oculta todas as atividades internas nos seus três lados, exceto o terraço aberto na cobertura. A construção parece levitar em diferentes planos horizontais, acrescentando uma certa profundidade às superfícies da fachada. O volume principal ergue-se desde o nível da rua, resultando em uma garagem em meio aos pilotis no nível do solo. Enquanto isso, os brises no nível do terraço ocultam uma laje de concreto em ângulo acentuado, criando uma sensação de elegância.
A edificação apresenta faixas de concreto sem acabamento em todas as extremidades e bordas da superfície que são estrategicamente sobrepostas com o vermelho marcante das chapas de aço corten. Elas são delicadamente enquadradas nas molduras de concreto, criando uma pele protetora ao longo da fachada norte.
De forma programática, o núcleo do terreno - ao mesmo tempo - unifica e divide o layout em duas zonas de atividade distintas que ressoam vertical e horizontalmente pelo volume, abrigando uma sala de estar com pé-direito duplo e uma escada. A partir daqui, as atividades se irradiam para as alas oeste e leste em ambos os lados do layout triangular. O primeiro andar acomoda uma cozinha, sala de jantar e terraço voltado para a ala leste, enquanto a ala oeste acomoda um dormitório com banheiro.
Esse conceito também ressoa no layout do segundo pavimento. Os espaços individuais de dormitório e banheiro são acomodados em ambas as alas que, eventualmente, convergem para uma ponte de pedestres no centro. O terraço, no terceiro pavimento, se abre significativamente criando um ponto de vista cênico para as árvores da cidade. Ele acomoda um salão com terraço fechado no centro, rodeado por varandas abertas ao longo dos seus limites. Uma cama de hóspedes e banheiro estão localizados na ala leste do terraço.
Os exteriores em forma de fortaleza se transformam, por sua vez, em acabamentos quentes e aconchegantes dos interiores. Os espaços apresentam tons rústicos e terrosos contra uma paleta neutra de paredes e pisos, aderindo à linguagem da edificação. Isso possibilita um amplo espaço interno destinado ao paisagismo que anima esteticamente os espaços. A luz que flui pela tela de corten adiciona o toque final à cena, criando efeitos de iluminação distintos que renderizam os interiores em uma "nova luz".